Ministério da Saúde
 
Seminário promove intercâmbio entre repositórios da Universidade do Minho e da Fiocruz

Em uma parceria com o Registro Brasileiro de Ensaios Clinicos – ReBEC, o ICICT recebeu, no dia 28 de abril, o palestrante Ricardo Saraiva, gestor do RepositoriUM da Universidade do Minho, dando início ao seminário de intercâmbio entre o RepositoriUM e o ARCA, repositório da Fiocurz.

Saraiva falou sobre a trajetória do repositório nesses 12 anos de existência e explicou que a definição de uma política institucional de acesso aberto possibilitou o reconhecimento internacional da Universidade do Minho. “São dez anos de experiência com acesso aberto ao conhecimento e doze anos de repositório. A colaboração e a integração com outros sistemas e instituições e um olhar de futuro sobre o que queremos alcançar com esse processo são alguns dos pontos chaves desta apresentação e do percurso do repositório”, destacou.

Ele explicou que o repositório da UMinho começou com uma equipe bem pequena que, aproveitando o fomento do governo para a criação de ações digitais para o conhecimento, visava contribuir para dar mais impacto à pesquisa realizada na universidade além de preservar a memória e facilitar a gestão da informação.

Comentou, também, sobre as dificuldades do início do projeto e sobre os novos desafios que são implementar novas ferramentas tecnológicas relacionadas à gestão da informação e à usabilidade, além do estabelecimento de novas parcerias para a promoção de uma integração efetiva de seu banco de dados com outras instituições ou sistemas portugueses e internacionais.

Segundo a Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade esse intercâmbio é fundamental para o fortalecimento do ARCA e também para uma política de acesso aberto em toda a Fiocruz.


Data de criação 30/04/2015 - 14:43
 
OpenTrials v1.2